domingo, 9 de setembro de 2012

Conselhos de padre

Há algum tempo visito o blog da Lalá Rudge e visitando esses dias vi que o padre Paulo Ramalho começou a assinar uma coluna no blog. Nesse primeiro post, ele aconselha sobre namoro. Gostei tanto que resolvi publicar aqui na íntegra. Para visualizar a página original no blog da Lalá, clique aqui. Leiam, vale a pena! Beijos.

"Olá todos!
Eis um tema para vocês pensarem na semana: “dicas para o namoro”.
Devido à minha experiência de anos orientando muitos jovens, vejo que há pontos importantíssimos no namoro que não são muito lembrados às pessoas.
Em primeiro lugar, o namoro é um período fundamental de conhecimento de cada um dos namorados.
O que garante que dará certo o casamento é saber com boa profundidade com quem se está casando!!!
Por que muitos casamentos não vão para a frente? Porque houve uma superficialidade no conhecimento do outro cônjuge e só depois do casamento é que se começou a perceber quem realmente ele (ela) era.
Como costumo dizer, “não pode haver nenhuma surpresa depois do casamento”!!! Eu sei que isto é praticamente impossível, mas os namorados devem tender ao máximo possível a isto.
Como se consegue um conhecimento profundo de cada um dos namorados?
- fazendo uma avaliação contínua do (a) namorado (a) sobre as suas qualidades, tendências e defeitos;
- sendo rigorosos nesta avaliação; as pessoas que estão apaixonadas costumam relevar os defeitos ou falhas do (a) namorado (a); como se costuma dizer, “o amor (a paixão) é cego”; de fato, quem está apaixonado não costuma ver defeitos ou se os vê, releva-os; isto é extremamente perigoso, pois todos nós temos defeitos e eles saltarão à vista quando a paixão diminuir; com qualquer defeito do (a) namorado (a) ao invés de pensar que não tem importância, devemos pensar: isto tem importância!; mais ainda, devemos pensar: será que isto vai piorar com o passar dos anos?
- pensando que todo defeito grande ou mentalidade claramente diferente da nossa que aparecerá no futuro já dá sinais no dia de hoje; a tendência a beber já dá sinais no dia de hoje, a tendência a gastar já dá sinais no dia de hoje, o pensar mais em si do que no outro já dá sinais no dia de hoje, etc.
Em segundo lugar, a decisão sobre casar ou não casar com determinada pessoa deve se basear, além do amor, numa decisão racional (e não passional) em cima das qualidades, tendências e defeitos.
Costumo dizer que os namorados devem colocar no papel em duas colunas paralelas as qualidades (numa coluna) e as tendências e defeitos (noutra coluna) do outro namorado. É em cima disto, e junto com Deus, que devem pensar se vale a pena casar com este namorado (a).
Com relação às tendências e defeitos se deve pensar que:
- há aqueles que estão bem arraigados e, portanto, serão bem difíceis de serem arrancados; há aqueles que estão na superfície e serão fáceis de serem arrancados;
- há aqueles que são mais graves e há aqueles que são de pequena importância; no entanto. é preciso ver quanto eles nos incomodam mesmo sendo sem tanta importância;
Em terceiro lugar, para encontrar pessoas boas é preciso fazer planos bons.
Quem não gostaria de encontrar uma pessoa boa, de família, com valores e princípios? Muito bem, para encontrar uma pessoa “de família” é preciso fazer planos familiares, ou de uma boa família. Ex: fazer uma pizzada na casa de um (a) amigo (a) convidando amigos e amigas, visitar um museu, assistir uma boa apresentação musical, etc. É preciso ter sempre iniciativa e criatividade para descobrir planos bons onde as pessoas boas podem ser atraídas.
Ficam aí umas primeiras dicas para que o namoro seja um momento valioso. Disponho-me, com muita alegria, a orientar todos aqueles que quiserem.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo M. Ramalho

Pe. Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo. "

2 comentários:

  1. Ótimas dicas e conselhos! Simplesmente perfeito tudo isso o que ele disse, muito bom mesmo, adorei!
    São conselhos que com certeza merecem ser lidos e devem ser seguidos
    Obrigada por partilhar esse texto com a gente! ^^
    Boa Semana
    Beijos =*

    ResponderExcluir
  2. Adorei os conselhos do padre.
    O namoro deve ser mesmo uma fase para conhecimento, não dá para apenas se mostrar ou descobrir o outro após o casamento. Eu e meu noivo, já sabemos muito um do outro até as chatices, as manias, e as surpresas que apareceram serão novas mesmo, e nao porque um escondeu do outro. Acho isto fundamental para um casamento duradouro, vejo que muitos casais namoram muito e mal casam já se separam por causa disto, porque não conheciam seus parceiros a fundo.

    Valeu por ter compartilhado o texto. Adorei a sua visita.

    Beijos

    ResponderExcluir